Concelho de Oeiras

Passeio Marítimo de Oeiras, Sim ou Não?

Após um pequeno interregno, o presidente da Câmara de Oeiras, Paulo Vistas, anunciou ontem que as obras de expansão do passeio marítimo de Oeiras, que estavam suspensas por ordem do tribunal, retomam hoje quinta-feira o seu curso.

Recordo, que as obras em causa visam a ligação pedonal entre Caxias e Algés, num passeio com ciclovia sem carros com uma largura de 7.5 metros, aumentando os anteriores 4 metros e dando continuidade ao percurso já construído com início em Oeiras, evitando que as pessoas tenham que usar o passeio da estrada marginal.

Escaravelho-das-palmeiras

Até que, com a chegada do escaravelho-vermelho milhares de palmeiras foram dizimadas, muitas centenárias, em quase todo o território continental e até na Madeira.

Nos próximos 2 anos, a câmara municipal de Oeiras prevê gastar até meio milhão de euros no combate e deteção da praga do escaravelho-das-palmeiras. Recorde-se que um tratamento preventivo custa cerca de 500 euros por ano, por palmeira.

O concurso público foi ganho pela empresa Viveiros do Falcão – Empresa de Agricultura e Jardinagem.

O futuro Fórum Municipal de Oeiras

No edifício Torre ficarão instalados os principais serviços camarários enquanto o Edifício Complementar ficará parcialmente enterrado, e incluirá os locais de atendimento ao público. Os dois edifícios irão albergar perto de 800 funcionários municipais e serão criados 430 lugares de estacionamento.

Estes edifícios serão emoldurados por uma Praça Pública, na qual surgirão bares, restaurantes e outras lojas. No Edifício Complementar, situar-se-á o átrio e toda a parte de atendimento ao público.