Recentemente, o concelho recebeu uma visita de alto nÃvel que reforça o prestÃgio internacional do Oeiras Valley: uma delegação da Arábia Saudita, focada em estreitar laços tecnológicos e explorar investimentos estratégicos.

É evidente que Oeiras se consolidou como o epicentro da inovação em Portugal. Falar sobre investimento em Oeiras é sempre uma boa notÃcia; mais emprego, mais oportunidades e aumento da riqueza no "melhor concelho para trabalhar... e viver"
O Contexto Institucional
Esta visita surge num momento de grande dinamismo nas relações entre Portugal e a Arábia Saudita. Os setores prioritários e alvo do interesse dos sauditas são a Energia, o Turismo, a Tecnologia, a Manufatura, Mineração e Infraestruturas.Â
Após missões diplomáticas recentes - esta é a terceira visita oficial de uma comitiva empresarial saudita a Portugal nos últimos anos - o interesse saudita no mercado português cresceu exponencialmente., sinalizando uma aproximação diplomática e comercial crescente entre os dois paÃses. A visita serve também para consolidar o roteiro de 2026 do Portuguese Saudi Business Council, formalizado em 2025. para facilitar a entrada de empresas portuguesas no mercado saudita.Â
A delegação é liderada por Alwalid Albaltan, Presidente do Saudi-Portuguese Business Council (SPBC), e integra cerca de 15 membros, entre investidores e lÃderes empresariais.
O Governo português tem manifestado interesse em estabelecer voos diretos entre Riade e uma cidade portuguesa para potenciar o turismo e os negócios.
Para os oeirenses, esta aproximação representa uma oportunidade de ouro para exportar talento e atrair capital para projetos de grande escala.
O Salto Quantitativo: O Novo CapÃtulo do Taguspark
Quando se fala de parques tecnológicos, o Taguspark é a joia da coroa. No entanto, o futuro exige mais espaço e tecnologia de ponta. O projeto do Taguspark II, que envolve a expansão para novas áreas adjacentes ao atual Taguspark, surge como a resposta estratégica à enorme procura de empresas globais.
Este novo capÃtulo não é apenas sobre metros quadrados. Trata-se de criar edifÃcios inteligentes de nova geração que integrem:
- Sustentabilidade Radical: EdifÃcios com pegada de carbono zero, utilizando energias renováveis e sistemas de gestão de recursos hÃdricos.
- Laboratórios de IA e Cibersegurança: Espaços dedicados exclusivamente à computação avançada e centros de dados de alta performance para suportar as necessidades da economia digital.
- Ecossistema de "Work-Live-Play": Além dos escritórios, o projeto prevê habitação tecnológica para atrair talento internacional e áreas verdes de lazer que promovem uma maior qualidade de vida para a comunidade local, a juntar à prestes a inaugurar Academia Municipal de Golf - incluÃda no ecossistema do Taguspark.
Os oeirenses podem orgulhar-se de viver num território onde o futuro está a ser desenhado hoje, atraindo potências mundiais que veem em Oeiras o parceiro ideal para a próxima revolução tecnológica.
