Oeiras realiza todos os anos um festival de música inspirado no estilo musical habitualmente designado por World Music. Este evento ocorre, durante as sextas feiras de Julho e Agosto na Fábrica da Pólvora num belíssimo cenário ao ar livre, servido por um não menos espetacular palco e bancadas amovíveis.
O Festival nasce com o patrocínio de um grupo de estudantes da Toscana-Itália e o apoio de um escritor português. Este grupo de jovens cria o Gruppo Teatrale Immagini (Grupo Teatral Imagens) em 1987 e da Itália dão um salto até ao Alentejo. O sucesso dos primeiros espectáculos, que contaram com a participação do escritor José Saramago, dá-lhes animo para criarem, em 1993 o Festival Sete Sóis Sete Luas, dirigido por Marco Abbondanza que se mantém até aos dias de hoje.
O projeto tem vindo a crescer, ao longo de 21 anos, beneficiando do intercâmbio crescente entre artistas de várias países. O Festival, constitui na prática uma rede cultural que realiza os seus espectáculos em 30 cidades de 13 Países – Brasil, Cabo Verde, Croácia, Eslovénia, Espanha, França, Grécia, Israel, Itália, Marrocos, Portugal, Roménia e Tunísia – em pequenas localidades ou no interior dos respetivos países.
Em Portugal realiza-se em Oeiras, Pombal, Alfandega da Fé, Castelo Branco, Ponte de Sôr, Elvas, Odemira e Castro Verde. O programa de Oeiras para este ano de 2016 é:
PROGRAMAÇÃO MUSICAL 2016
Sexta-feira 1 de Julho
RYTHMES DES 7LUNES (Mediterrâneo)
Sexta-feira 8 de Julho
SULE (Puglia, Itália)
Sexta-feira 15 de Julho
MARIO INCUDINE (Sicília, Itália)
Sexta-feira 22 de Julho
BUDIÑO (Galicia, Espanha)
Sexta-feira 29 de Julho
SANTO ANTÃO SETE SOIS BAND (Cabo Verde)
Sexta-feira 5 de Agosto
TRIBALI MUSIC MALTA (Malta)
Sexta-feira 12 de Agosto
KORRONTZI (País Basco, Espanha)
O bilhete custa 2€ para os adultos e crianças maiores de 3 anos.
Para ver o programa completo visite o site oficial do festival em:
http://www.festival7sois.eu/pt-pt/ano-do-festival-em-2016/oeiras-2016/